1. TROUBLESHOOTING
    1. Problemas no início de uma sessão de Telnet.
    2. Incapaz de Imprimir.
    3. Freesco não carrega pelo disco flexível.
    4. Problemas ao iniciar o DHCPD.
    5. NIC-5. Pesquisando defeitos.

     


    1. Problemas no início de uma sessão de Telnet.
      • As quedas ou falhas no inicio das sessões de telnet geralmente estão relacionados a problemas do DNS. Se os servidores de DNS não estiverem dentro da sub-rede local, ou você não estiver on-line, então a busca para retornando com mensagem de tempo esgotado (timeout), ou então acesso negado. Este problema pode ser resolvido configurando o servidor Freesco para modo DNS com (s).
         
    2. Incapaz de Imprimir.
      • Se você quiser imprimir, então você necessita permitir esta característica.
      • Rode o *setup*, na sessão (a)dvanced, opção #11, questão #112. Enable PING responses (y)
      • Salve as mudanças, saia do setup, e execute
        rc_masq restart
         
    3. Freesco não carrega pelo disco flexível.
      • Freesco v0.3.0 é extremamente critico sobre disquetes. Assim como na versão v0.2.7. A razão é que há uma compressão maiór usada na versão v0.3.0.
      • Se você puder, testar o disquete em outras maquinas para ver se ele carrega, então isso eliminará o disco flexível como o real problema.
         
    4. Problemas ao iniciar o DHCPD.
      • Se seu router parecer pendurar no começo do processo * starting dhcpd... *, então ele deve estar configurado para o modo LOGDHCP.
      • Corrija o problema da seguinte forma:
        --- setup, (a)dvanced
        --- 18. On/Off Debugging
        --- 186. Enable DHCP client message logging = (n)
         
    5. NIC-Pesquisando defeitos.
      • Às vezes você pôde ter problemas que determinam se suas placas de rede estão funcionando ou não, deste modo o que segue pode ser útil.

        ISA Cards

        Se as placas são daquelas com jumpers, você precisará usar os jumpers para configurar o io e irq. Algumas placas antigas são configuradas por software utilitário dos em um disco que acompanha a placa. Você precisa rodar este utilitário e alterar para modo "jumperless" -não trabalhará no modo plug and play. Adicionalmente, em alguns tipos de placas você pôde ter que selecionar manualmente os meios digitando dentro o programa de instalação (10BaseT ou thinnet/coax) para não permitir o auto detect.

        Nota especial para as placas 3c509 e 3c509B - Para desabilitar PNP antes de usá-la com freesco você necessitará de um disco com driver recente (etherdisk) do website da 3com, e carregar no momento adequado 3c509(B), se você tiver mais de uma - e rodando o arquivo pnpdsabl.bat reinicie, carregue outra vez, e então entre com o utilitário de configuração 3c5x9cfg e ajuste o io e do irq. Repita para a segunda e terceira placa 3c509. Nota: ao contrario da maioria das placas ISA, as 3c509(B) são auto detectadas no freesco, e o io e irq selecionados por você no setup do freesco são ignorados.

        A mais nova versão do utilitário 3c5x9cfg foi construída para suportar múltiplas placas. Enquanto esta opção puder estar disponível, é recomendado instalar uma placa de cada vez.

        PCI Cards

        Ao contrário das placas ISA onde o io e o irq são configuradas por jumpers ou software utilitário, as placas PCI são configuradas pela BIOS da placa principal e o freesco não poderá reconhecer a placa se a configuração na BIOS estiver incorreta. Pelo fato de existirem muitos tipos diferentes de BIOS, a recomendação seguinte refere-se a um modo geral. Se tiver um ajuste de PNP, (called "PNP OS" com a opção Y ou N em uma BIOS Award) você *deve* selecionar N (Não). Outra BIOS pode ter descrição diferente e você precisa analisar, testar e experimentar. Os sintomas deste ajuste errado/inadequado é a não detecção da placa por completo, ou encontrada detectada, mas com IRQ invalido, como 0 ou 255.

        Mesmo se você não tem o driver correto instalado para uma placa PCI, você deve poder ver listado na tabela como dispositivo PCI, assim:

        cat /proc/pci

        E você deve ver um irq válido que está sendo atribuído. Caso contrario você deverá voltar a verificar as configurações da BIOS. Se existir o dispositivo PCI, mas o freesco parece não encontrar a placa, você precisa então verificar o driver correto e instalar.

        Os comandos a seguir são úteis tanto para placas ISA como PCI:

        cat /proc/ioports
        cat /proc/interrupts

        (Mostrara atribuições de io e irq de drivers carregados com sucesso)

        dmesg | grep eth

        ((Mostra as mensagens relacionadas as placas de rede filtradas do dmesg. Isto mostrará que placa recebeu que nome de eth.)

        Nota Importante

        Não é possível uma garantia que as placas serão detectadas na ordem que você as colocou na instalação, dependendo dos tipos e das combinações de placas de rede. Não se surpreenda se encontrar as placas fora da ordem que você colocou. A primeira placa a ser detectada é etiquetada como eth0, a segunda como eth1, e assim por diante. Em configurações avançadas, você pode especificar os nomes da relação para cada rede. Por exemplo, na modalidade de Ethernet router, a "1a rede" deve ser a que vai à Internet, normalmente eth0, mas se a placa que você quiser usar para conectar a internet insiste em ser detectada como eth1, você pode mudar o nome da relação para a primeira rede para eth1, e a segunda rede para eth0, o qual consegue o mesmo resultado funcional.